Publicado em 3 comentários

Temazcal – A Tenda do Suor

Temazcal – A Tenda do Suor

O Temazcal, também conhecido como Tenda do Suor indígena, é uma das cerimônias ameríndias mais antigas de que temos conhecimento, com raízes em diversos povos das Américas. É um ritual de purificação para liberar-nos daquilo que não nos serve mais e assim, abrir espaço para um renascimento.

Por milhares de anos, muito antes da chegada dos espanhóis, os povos indígenas da América Central já tinham desenvolvido uma civilização altamente avançada, métodos de saúde foram baseados na utilização de elementos naturais. Higiene e limpeza eram uma parte de seu sistema. O temazcal foi usado para as mulheres antes, durante e após o parto, para tratar várias doenças da população e para a limpeza e bem-estar geral, e este banho com ervas faz parte da vida tradicional e ritual.

O Temazcal é realizado em um tenda de bambu com formato de semiesfera, representando o “útero da Mãe-Terra”, para onde retornamos para renascer. Essa tenda é coberta com cobertores e possui um buraco em seu centro onde são colocadas pedras quentes, aquecidas no Fogo que fica aceso durante toda a cerimônia. Nessas pedras são colocadas ervas aromáticas naturais, que exalam suas essências e nos beneficiam com as suas propriedades curativas. Depeja-se água sobre as pedras incandescentes, produzindo vapor medicinal e calor que estimulam a eliminação de toxinas através do suor, realizando assim um profundo processo de limpeza em nossos corpos. Cria-se um ambiente acolhedor similar ao ventre materno: quente, úmido, escuro, seguro e muito amoroso.

​A tenda é conduzida com cantos, tambor e maracas. Voltando para a origem, celebramos a vida neste processo que, além de limpezas físicas, também promove purificação emocional, mental e profunda conexão espiritual, nos coloca em conexão com o nosso coração, com nosso ritmo interno, com a energia dos quatro elementos e com nossas memórias ancestrais.

​Esta cerimônia criada pelos nossos antepassados, sobrevive graças à perpetuação da tradição, que ocorre de forma oral, passando-se essa herança de geração em geração.​ Nós compartilhamos com gratidão e respeito este rezo e esta tradição.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa independente de suas crenças ou religião.

Não indicado apenas para mulheres no início da gestação.

Referências


Temazcal – A Tenda do Suor. Disponível em: http://universomistico.org.br/temazcal/
Temazcal, Tenda do Suor indígena. Disponível em: https://www.saberesfemininos.com/sobre-temazcal

3 comentários sobre “Temazcal – A Tenda do Suor

  1. Gostaria de receber por e mail.. cursos e rituais xamanica no RJ

    1. Amor você gostaria de participar do festival na aldeia Indígena Yawanawa, na amazonia?
      São rituais e vivencias maravilhosas de reconexão com sua alma e com a floresta.
      Cadastre seu contato neste link:
      https://www.sabedoriatranscendental.com/xamanismo/
      Bem vindaa <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *