Publicado em 4 comentários

Tambores Xamânicos

tambores xamanicos

O poder dos Tambores Xamânicos

Tambores são instrumentos de poder que funcionam como transporte entre o homem e o plano espiritual, por isto no xamanismo são também conhecidos como cavalo ou canoa. Estes instrumentos são usados pelo homem desde a Era Glacial. O homem percebeu que ao esticar a pele do animal caçado, poderia produzir sons e criar ritmos poderosos. Desde então são usados em cerimônias para celebrar, realizar rituais espirituais e transes, iniciações e ritos de passagem ou até mesmo declarar guerra. Mais do que um instrumento, o tambor é também um ser, um companheiro, um guia entre os mundos paralelos e a consciência humana.

A confecção de um tambor xamânico é ritualística. A pele do animal deve ser reverenciada e respeitada, assim como as bordas de madeira, de forma que o espírito do animal se manifeste a cada toque.

O tambor está relacionado a direção Sul e a Terra, possui propriedades curativas. As batidas do tambor remetem ao cardíaco do homem em ressonância com a Terra. Os sons do tambor possuem o poder de alterar a vibrações no sistema nervoso central sendo capazes de provocar sensações de equilíbrio, vitalidade e aterramento ou alterar a consciência, provocando transes. Dependendo do número de batidas por segundo os tambores podem cambiar a frequência cerebral para Theta (estado entre a consciência e inconsciência – meditativo), Delta (inconsciência ou sonolência), Alfa (relaxamento e bem estar e criatividade) ou Beta (ativo, concentrado, alerta). Portanto, o tambor causa um reequilíbrio energético, alivia o estresse, melhora a intuição e concentração, diminui a ansiedade. Efeitos físicos associados ao tambor variam desde o aumento da imunidade, alivio de dores, diminuição do nível de cortisol.
Além de todos estes benefícios o tambor tem poder de unir, já que produzem ressonância entre os seres, alteram a consciência coletivamente através de ritmos que embalam e entorpecem. Povos de diversos países, culturas e etnias utilizam-se do tambor: Africa, Brasil, America do Norte, Siberia, Japão, India, Tibet, etc.

Damos graças a esta medicina ancestral do tambor. Honramos e utilizamos este veículo para nos comunicar ao plano espiritual e entrar em ressonância com Pachamama (mãe Terra) e todo cosmos.

Aho Metakuye Oyasin !Que assim seja, por todas as nossas relações!

4 comentários sobre “Tambores Xamânicos

  1. Olá existe alguma vivencia com tambores?
    gostaria de meditar ao som dos tambores.
    vcs podem me ajudar com essa informação?

    1. oi amada!
      Existe sim!
      Aqui pelo sabedoria temos vivencias do sagrado feminino com tambores xamânicos.
      Bem vindaaaa!

  2. Ola tais! Eu posso lhe passar informação de terapias com tambores xamanicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *