Publicado em Deixe um comentário

Como curar a ansiedade

A ansiedade é um estado emotivo

Cada vez mais as pessoas se sentem ansiosas, as pressões da vida cotidiana, emocionais e sociais. Cobranças internas e externas. Diante de tantos afazeres, informações e decisões as pessoas sentem-se perdidas, sozinhas, sem saber como agir, por onde começar, realmente perdidas e infelizes.

A ansiedade é um estado emotivo natural dos seres humanos e dos animais, mas quando em excesso é doentio e traz sintomas físicos como aperto no peito, dificuldade em respirar, palpitação do coração, sudorese, aumento de pressão, dilatação de pupilas, pânico, estresse, alterações alimentares, alteração de humor, diminuição de libido. No aspecto psicológico e comportamental a ansiedade pode causar crises de pânico, irritabilidade, depressão, dificuldade de socialização, falta de concentração, perda de memória, falta de criatividade, neuroses e em casos graves alucinações.

Fizemos uma seleção de dicas que podem ajudar você a estar presente e diminuir a ansiedade.

  1. Meditação: fazer meditação diariamente é uma forma de equilibrar os níveis de hormônios e sinapses no cérebro. O poder da meditação é comprovado por neurocientistas. Não é necessário muito tempo para meditar. Basta silenciar, fechar os olhos e observar a respiração. Visualize um scanner passando pelo seu corpo, começando pelo topo da cabeça, leve a sua concentração para cada região do corpo em que este “scanner” está passando. Deixe que os pensamentos surjam, mas concentre-se para não desviar a atenção dos exercícios nos pensamentos. Faça pelo menos um minuto de silêncio três vezes ao dia.
  2. Pratique exercícios físicos regularmente. Escolha uma atividade física do seu agrado e pratique regularmente no mínimo 3 vezes por semana. Os exercícios físicos liberam hormônios de prazer e bem estar, estimulam a circulação sanguínea e reduzem consideravelmente os sintomas de ansiedade, estresse e depressão. Exercitar-se é um remédio natural. Cuidado com o excesso de atividades físicas, também pode ser estressante.
  3. Evite excesso de cafeína, açucares e comidas gordurosas. Uma alimentação saudável é a chave para uma mente saudável. Tome muito líquido. A ansiedade esta relacionada a baixa quantidade de vitaminas A, D e do Complexo B.
    Faça dos chás seus aliados: melissa, camomila, valeriana, erva- cidreira, maracujá, lavanda, chá verde e manjericão. Consuma diariamente. Recomendamos o chá de valeriana para noite.
  4. Observe os fatores que estão causando a ansiedade: trabalho, relacionamentos, preocupações. Anote-as e encontre meios de solucioná-los
  5. Remédios Homeopáticos: Argentum Nitricum (ideal para ansiedade por antecipação, comum em pessoas que vão realizar concursos ou antes de eventos importantes); Aconitum Napellus (ansiedade aguda e síndromes de pânico –deve ser tomado quando o ataque de pânico se iniciar).
  6. Óleo essencial de lavanda. Ande com este óleo na bolsa. Quando começar a sentir-se estressado e ansioso, pingue uma gotinha no pulso e inale o aroma profundamente o aroma por alguns minutos profundamente.
  7. Trabalhe em suas crenças. No Theta Healing há uma prática chamada Digging onde o terapeuta se aprofunda nas questões de medo e insegurança até encontrar a crença raíz. Ao reconhecer esta crença é possível desprogramá-la e alterar o padrão de crenças.

Lembre-se: se seus sintomas estão muito fortes e recorrentes, consulte um médico ou terapeuta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *