Publicado em 2 comentários

Babosa, Aloe Vera

aloe vera

O poder da babosa

Certamente sua mãe ou sua avó utilizavam a babosa para hidratar o cabelo, tratar queimaduras de pele ou para cicatrizar ferimentos. Os benefícios desta planta milagrosa vão muito além dos cuidados de pele e cabelo.

A Aloe Vera é uma suculenta do gênero Aloe cultivada ao redor do mundo todo, especialmente em climas tropicais. Uma planta de origem Africana muito utilizada tanto na ornamentação quanto no cultivo agrícola e medicinal. Aloe Vera do latim Aloes Verdadeiro, já teve seu uso citado no Livro Egípcio dos remédios (Papiro Ebers), conhecida como planta da imortalidade por ser usada para embalsamar os corpos dos faraós. É mencionada diversas vezes na Bíblia e na literatura Ayurvedica, conhecimento medicinal desenvolvido na Índia a 7 mil anos. Também é citada no Livro das Ervas Medicinais chinesa e era considerada uma planta sagrada para os povos Maya.

Foram catalogadas mais de 200 espécies de Aloe, porém apenas 4 são indicadas para uso humano. Seus benefícios são inúmeros. O gel da babosa polissacarídeos de alto poder nutricional, além de minerais como o manganês, magnésio, cálcio, zinco, ferro, selênio, vitaminas do complexo B, vitamina C e E que são excelentes antioxidantes.

Para utilizar a Babosa, basta coletar uma de suas suculentas folhas, é recomendado que se colha as folhas da base, de plantas adultas dando preferência por folhas mais velhas e mais suculentas. Ao cortar a folha, um líquido amarelado de cheiro forte irá escorrer, trata-se da Aloína, uma substância tóxica, mas que quando usada em pequenas quantidade pode ser utilizada como laxante. Deixe escorrer a Aloína, lave bem a folha em água corrente.

Basicamente para se extrair o gel da Aloe Vera, basta retirar as extremidades pontiagudas da folha com faca ou tesoura e depois abrir a folha com uma ajuda de uma faca, tomando cuidado de extrair apenas o gel e retirar os pedacinhos da casca.

Existem diversas maneiras de utilizar o gel. Pode usar diretamente na pele ou no cabelo, como a sua avó fazia. Também pode preparar um suco e bebe-lo. Pode acrescentar o gel ao seu xampu ou condicionador.

Benefícios e usos da Babosa

Benefícios para a pele:

Altamente hidratante. Devido ao seu alto poder de regenerar células tem potencial cicatrizante e atenua as rugas, aumenta a elasticidade da pele, deixando-a brilhosa e sedosa, sem oleosidade excessiva. Pode também auxiliar no tratamento de manchas, acnes, psoríases. Pode ser usada em máscaras e esfoliações. Alguns deixam o gel por alguns minutos, outros preferem passar ao longo do dia. Também pode ser utilizada como demaquilante. Tem alto poder de penetração na pele, reduz os poros abertos, limpando profundamente devido a sua função asséptica

Benefícios para o cabelo:

Hidratação profunda, combate a caspa, promove crescimento, diminui a queda, nutre os fios deixando-os mais sedosos e brilhantes. O gel pode ser adicionado a máscaras capilares, ou pode ser aplicado sozinho, deixando-o agir por no mínimo meia hora de preferencia como uma touca térmica. Também pode ser adicionado a xampus e condicionadores. Existem diversas receitas de máscaras de Aloe Vera para cabelo que utilizam óleo de coco e outros ingredientes.

Benefícios para aparelho digestório:

Indicada para o tratamento de ulceras, gastrites e síndrome do intestino irritado. Seu consumo melhora a digestão, pois seu gel é rico em enzimas . Você pode consumir a Aloe Vera com sucos, basta acrescentar o gel (sem aloína) em sucos verdes e vitaminas.

Benefícios para o sistema imunológico:

O gel possui ações antibacterianas, antifúngica, antiviral e anti-inflamatória.

Beneficios para o sistema circulatório:

Estudos clínicos relacionam o consumo da Aloe vera a redução de níveis de colesterol, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo a formação de coágulos. Há relatos de estudos que indicam o uso da Aloe Vera no tratamento da diabetes.

Benefícios na ginecologia natural:

Na ginecologia natural é utilizado o óvulo de aloe. Trata-se um pedacinho do gel de Aloe inserido no canal vaginal e deixa-lo ali por algumas horas. É um excelente tratamento para Candida e para o alívio de sintomas de doenças ginecológicas. Possui ação antibacteriana e anti-inflamatória e melhora a imunidade. O gel também pode ser usado durante as relações sexuais, pois é um excelente lubrificante íntimo. Auxilia na eliminação de verrugas genitais. Recomendamos que você consulte um profissional da saúde para estes tratamentos mencionados.

Benefícios no campo energético:

A Aloe vera também é considerada uma planta ornamental que traz proteção. O consumo do gel está associado a regeneração mental, mudança de pensamentos e paradigmas. Além disso, a babosa realiza limpezas energéticas, atua no corpo energético-emocional repelindo entidades caídas. Quebra feitiços, mau olhados. Ajuda a romper limitações. Traz a sensação de vigor e leveza.

Agora que você já sabe dos benefícios desta planta maravilhosa, aproveite para cultiva-la em casa e tê-la como companheira em seu lar. Lembre-se que a babosa adora sol e pouca água.

Referências

https://www.tuasaude.com/babosa/
https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/3400-babosa-beber-um-copo-aloe-vera-dia
https://belezaesaude.com/babosa/
https://www.diariopopular.com.ar/salud/aloe-vera-la-planta-mas-sagrada-n117457

2 comentários sobre “Babosa, Aloe Vera

    1. Gratidão 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *